terça-feira, 30 de abril de 2013

Problemas de Retina

Uma boa notícia para todos aqueles que tem problemas de retina.
Estudos apontam que o consumo de vitaminas pode evitar ou, pelo menos, retardar o surgimento de problemas na retina, principal causa de cegueira em todo o mundo.



Os estudos ainda são iniciais, porém animam pesquisadores e, principalmente, a população adulta, a que mais sofre as consequências da perda da visão causada por doenças da retina.



Conheça mais sobre a retina assistindo esse vídeo


Que são os sinais e os sintomas de um descolamento da retina?

Luzes a piscar e a flutuar podem ser os sintomas iniciais de descolamento da retina.

Um paciente que comece a experimentar estes sintomas deve ser observado por um oftalmologista para um exame da retina.

Os sintomas de luzes a piscarem e a flutuarem são geralmente benignos e podem resultar de uma separação do vítreo da retina. Esta circunstância é chamada um descolamento posterior do vitreo (DVP). Embora um DVP ocorra frequentemente, não há nenhum rasgadura associado com esta condição na maioria das vezes.

Se, entretanto, o paciente experimentar o que está descrito como uma sombra ou uma cortina que afectem qualquer parte da visão, este sintoma pode indicar que uma rasgadura da retina ocorreu e progrediu para um descolamento da retina. 

Nesta situação, o paciente deve imediatamente consultar um oftalmologista. Nesta circunstancia o tempo pode ser critico. O objectivo do oftalmologista é fazer o diagnóstico e tratar a rasgadura ou o descolamento da retina antes que a área macular central do retina se descole.




Que doenças dos olhos predispõem ao desenvolvimento de um descolamento da retina? 

A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.

A miopia elevada (maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.

Os pacientes com Glaucoma têm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.

(Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/descolamento-da-retina/)





Nenhum comentário:

Postar um comentário